A Psicoterapia EMDR é uma abordagem psicoterapêutica que teve seu início na década de 80 nos Estados Unidos. A Psicóloga Francine Shapiro foi a responsável por seu desenvolvimento.
É uma abordagem baseada em evidência científica e recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o tratamento de Transtorno do Estresse Pós-traumático (TEPT). Além disso, também é recomendada pela Associação Americana de Psicologia (APA) como um tratamento eficaz para traumas.
EMDR é uma sigla em inglês que quando traduzida para a Língua Portuguesa significa Dessensibilização e Reprocessamento por meio dos Movimentos Oculares.
Você já observou alguém dormindo e mexendo os olhos por trás das pálpebras fechadas? Pois bem, isso é o que acontece quando atingimos uma fase do sono chamada REM (outra sigla em inglês, que traduzida significa Movimento Rápidos dos Olhos). É durante o sono REM que sonhamos, mas também é nesse momento que o cérebro processa as nossas vivências do dia e então armazenamos na memória
Quando acontece a estimulação bilateral do cérebro, ou seja, quando provocamos a comunicação dos dois hemisférios do cérebro, promove a organização da memória de eventos traumáticos, o que chamamos de reprocessamento, e também a dessensibilização dessa lembrança – deixa a nossa percepção em relação ao fato menos dolorosa.
Ou seja, o movimento de estimulação bilateral do cérebro já é bem conhecido por nós, pois o realizamos todas as noites enquanto dormimos.
Na psicoterapia realizamos a mesma estimulação, porém agora 100% conscientes. E então o cérebro pode reprocessar o conteúdo traumático que nos gera sofrimento, a fim de nos livrarmos dos sintomas desagradáveis.
É importante deixar claro que esse movimento de estimulação bilateral do cérebro não se limita aos olhos. A comunicação entre os dois hemisférios cerebrais também acontece com a estimulação tátil ou auditiva.
Durante o tratamento, com a condução do profissional de Psicologia, o paciente consegue se livrar dos sintomas que atrapalham sua rotina por meio do reprocessamento de seus traumas, e assim obter importante melhora em sua saúde mental e qualidade de vida.
Aryane Leinne Oliveira Matioli
Psicóloga – CRP 08/17713
[…] além do início da construção do vínculo, geralmente na primeira sessão de Psicoterapia EMDR, acontecerá a escuta da queixa da pessoa. Entendemos por queixa os motivos que levaram a pessoa a […]